quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A criança e o consumo

Ao participar da aula da Professora Elisabeth, percebi que o consumismo infantil não é algo que simplesmente faz parte do cotidiano da sociedade contemporânea, mas é um movimento pensado e bem planejado a fim de envolver de todas as formas possíveis a criança diante do mundo que até então era vivido apenas pelos adultos, o mundo do consumismo que em diversas ocasiões se torna exacerbado, direcionando completamente a vida dos indivíduos.
O ato de comprar, pura e simplesmente pelo prazer de obter certos objetos, roupas e até o próprio alimento, pode fazer com que se inicie um ciclo vicioso na criança e deste gerar diversos problemas como a obesidade infantil, estresse, distúrbios alimentares, consumo prematuro de certos produtos como o álcool e o cigarro, a erotização precoce, a obesidade e o que considero o pior de todos os problemas; o enfraquecimento de valores familiares. Desta forma deve vir dos pais as primeiras orientações à cerca do consumo infantil. Eles devem nortear e impor limites, pois sabemos que muitas atitudes tomadas pela criança são imitadas ou encorajadas pelos pais que são os primeiros modelos e referências para os pequenos.
Como educadora agora tenho um olhar mais sensível para esta questão, pois diversas vezes passamos despercebidos e não entendemos o porquê de nossas crianças querem tanto brinquedos que geralmente estão fora do poder econômico de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário