domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entendimento e Análise

Redes Sociais na Internet - Raquel Recuelo
Este livro é composto de sete capítulos que tratam das Redes Sociais, suas características específicas, sua dinâmica, a difusão da informação neste ambiente e comunidades sociais. Sobretudo, a autora traz uma vasta gama de conceitos específicos das redes na Internet, o que facilita o entendimento do leitor. Conceitua rede social como um conjunto de dois elementos; os atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interações ou laços).  Partindo deste princípio, entende-se que para existir uma rede social, faz-se necessária a existência de cooperação entre os indivíduos integrantes do grupo. Os atores da rede não são necessariamente a pessoa que descreve (ator social), mas uma representação este indivíduo, constituído por características que expressam a sua individualidade. No ciberespaço há um constante processo de construção de identidade por parte dos atores, pois a troca de informação possibilita este movimento identitário, o que pode ocasionar conflito, característica também presente nas relações em rede. O capital social é um conceito chave apontado por Raquel Recuelo para que o leitor compreenda os padrões de conexão entre os atores sociais. Esse capital social divide-se em Relacional, onde o objetivo é ampliar a intimidade entre os atores e Cognitivo permeado pela informação, reflexão ou conhecimento. Atribui-se um “valor” ao que um ator produz a partir da quantidade de interações e trocas sociais estabelecidas com outros atores. Então a publicação de informações geralmente não é aleatória, está baseada na percepção de valor contida na informação, o que é explicitado na Teoria dos Memes.
O dinamismo permeia as relações na rede, elas não são estáticas há uma mutação freqüente decorrente da apropriação das ferramentas de interação. Por fim, a autora discute a topologia das comunidades em redes sociais, o que nos possibilita entender a sociabilidade na internet e como a estrutura pode interferir nas conexões e redes.
A obra de Recuelo elenca uma série de conceitos que servem como base de entendimento do sistema complexo que são as redes sociais. Durante a leitura percebi que todo o livro é uma verdadeira teia, pois todos os capítulos estão entrelaçados. Existe a possibilidade de iniciarmos a leitura por qualquer parte da obra, pois o sentido continuará o mesmo, o que nos remete ao hábito de viajar na leitura, ir e vir, relembrar, estabelecer links e aprofundar o entendimento à cerca das redes sociais na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário